domingo, 9 de junho de 2013

Um pouco mais sobre a vitamina D

 

Depois de muito ler, pesquisar e ouvir algumas opiniões leigas e médicas sobre a vitamina D cheguei a algumas conclusões...

Para quem está com ela abaixo do ideal, ou seja, menos de 30 ng/mg é necessário tomar a vitamina. O ideal é que ela seja tomada diariamente, conforme indicação médica. Estou tomando a DePura, considerada uma das melhores aqui no Brasil e a dose ideal é de 1 a 1,5 gota a cada 10 kg de massa corporal. Repor a vitamina D apenas com o sol é praticamente impossível e contraindicado*, pois o sol adequado para reposição da vitamina é aquele entre 11:00 às 15:00. Exatamente o horário abominado pelos dermatologistas.

Para manutenção da vitamina o sol é um grande aliado e deve ser tomado diariamente com equilíbrio e cuidado! 15 a 30 minutos de sol por dia até às 10:00 ou após às 16:00, com protetor solar apenas no rosto e nas mãos. Assim é indicado também para os bebês... Se é bom para eles, com certeza é bom para nós!

Não queria fazer do Du (meu gato) garoto propaganda aqui do blog, mas ele é louco por sol e fica completamente mal humorado quando o tempo está fechado, então acabo concluindo que o sol também faz bem para o nosso estado de espírito, aquece e acalma a alma.

Confesso que me sinto um pouco à toa quando desço e fico 20 minutos deitada no sol, sendo que estou sempre cheia de coisas para fazer, mas aproveito esse tempo para relaxar um pouco, ou seja, tomar sol deve diminuir o stress também! Coloco o despertador para tocar e não precisar ficar agarrada ao relógio, dependendo da posição até leio um pouco. (Estou lendo "As etapas decisivas da infância" de Françoise Dolto, assim que terminar comentarei aqui no blog)

Segundo a minha cardiologista/geriatra a vitamina D é muito importante para as mulher no combate ao câncer de mama. O melhor é não arriscar, peça hoje ao seu médico para fazer o seu pedido de exame, pois é estimado que a população terrestre está com a vitamina D abaixo do ideal.

Seria essa uma das razões para tantos casos de câncer?

* é assim mesmo que escreve. Contraindicado é junto e sem hífen!

2 comentários:

  1. Prezada Thatiana, adorei o BLOG! Eu amei a ideia do CaT Eduardo ser o garoto propaganda! Eu tenho uma gata que também adora pegar um sol! Na verdade nossos bichanos são muito injustiçados devido a uma doença que é especialmente perigosa para as grávidas: a Toxoplasmose. O protozoário Toxoplasma gondi pode ser transmitido por meio das fezes dos gatos infectados. Porém, os gatos domésticos que usam caixas de areia e não saem de casa tem poucas chances de se infectar, e também há que se considerar os cuidados com o bichano e a higiene das mãos dos que acariciam e amam os gatos. Enfim, acho que se você abordar este tema as grávidas e os gatos só tem a ganhar! Beijo! Thais Machado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, que bom que você gostou!
      Nos primeiros posts até coloquei que eu e ele não temos a doença, deu negativo em nós dois o resultado da toxoplasmose. Pensei em pedir a minha veterinária (quer dizer, dele rsrsrs) para fazer um post explicativo, pois achei as informações que ela me passou muito muito importantes, coisas que na maioria das vezes nem os médicos nos esclarecem. Valeu a dica. Beijos e muito obrigada

      Excluir