quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Atividade física x gravidez

Apesar de eu amar academia, dança e caminhadas, nunca fui atleta. Antes de engravidar eu estava fazendo pilates, ballet, natação e gyrotonic, mas por um problema que tive na coluna estava de repouso e fui liberada para fazer atividades físicas exatamente no mesmo dia em que descobri que estava grávida.

Desde aquele dia fiz algumas pouquíssimas aulas de hidro, mas não me sentia muito bem. Achava que era muito esforço e reduzi as atividades a caminhadas muito leves e curtas e alguns poucos movimentos de alongamento e Yoga.

Sábado, apesar de todo calor, a academia estava tão cheia que acabei me aventurando a fazer transport (completamente novo para mim) fiz 10 minutos, quase parando de tão devagar no nível mínimo de dificuldade e quase morri... Fiquei pregada e sentindo as pernas no domingo! Conclusão, preciso me movimentar, claro que dentro dos limites do meu corpo e da minha gravidez... Será muito mais fácil para mim na hora do parto se eu tiver forte para fazer a força necessário e durante o tempo necessário para o bebê nascer.

Minha médica falou que o ideal seria eu manter as atividades que eu já fazia já que eram de baixa intensidade, mas o endocrino, eu e meu marido achamos melhor eu ficar quietinha até o fim do terceiro mês. Eu me cansava muito fácil! Tomar banho, arrumar a cama e fazer coisas simples me demandavam muita energia.

Quando completei 16 semanas, o bebê já estava formadinho e bem seguro, achei que era hora de aumentar o ritmo, resolvi incluí algumas aulas de body balance (na verdade a ideia era fazer toda terça e quinta) mas até agora fui pouquíssimas vezes e fiz apenas pedaços da aula.

imagem divulgação body balance
Segunda fiz a esteira de sempre (20 minutos bem devagar), na terça me aventurei novamente no transport e já não cansei tanto... Na quarta foi o auge da aventura. fiz meia hora de aula de mix dance (forró, axé, funk...) e foi uma delícia! Claro que tudo bem leve e sem pular, mas me senti tão bem que quero continuar!!! Hoje fiz o balance e amanhã quero dançar mais um pouquinho!!!

É muito importante lembrar que SEMPRE fiz atividade física e o ideal para quem é sedentária é fazer apenas caminhadas leves na gestação, para ajudar na circulação do sangue e diminuir o inchaço e no máximo conciliar com alguma atividade bem leve para gestantes. NUNCA DEIXE DE CONSULTAR O SEU/SUA MÉDICO(A) ANTES DE FAZER QUALQUER GINÁSTICA.






Um comentário: