terça-feira, 22 de abril de 2014

Grávida pode viajar de avião?

foto: www.mulherfeliz.com.br

Depois de duas viagens desmarcadas, e uma ida inadiável a Brasília minha médica cedeu e autorizou uma viagem de avião. Graças a Deus!!!

A obstetra me aconselhou a não viajar depois de 26 semanas, na verdade não era um conselho e sim uma ordem, mas entre horas em um ônibus e pouco mais de uma hora de voo, sendo que meus exames estão ótimos, meu colo do útero está bem fechado e ainda estou com 30 semanas, ela autorizou o avião, por ser uma viagem inadiável.

De acordo com o site da TAM eu precisarei apresentar um atestado médico, informando que estou apta a realizar o voo, a data provável do parto, data, origem e destino, além do tempo máximo permitido para o voo. Se fosse ir de GOL eu precisaria de além de apresentar o atestado preencher o formulário MEDIF disponível no site deles. No informativo que recebo semanalmente do Baby Center veio um texto bem interessante que acho que também pode ajudar a quem precise viajar.

Grávida pode viajar de avião sem restrições?

A princípio não há problema em viajar de avião no primeiro e segundo trimestres de gestação (até 27 semanas), desde que você não tenha complicações médicas como sangramento vaginaldiabete, pressão alta ou não tenha tido um parto prematuro no passado -- nesses casos, é recomendável esperar um sinal verde de seu obstetra. Fale com ele também se for para o exterior, porque ele pode dar alguma orientação mais específica. 

Entre as 28 e as 36 semanas, normalmente é possível viajar de avião, mas algumas companhias aéreas têm restrições, devido ao risco de um parto prematuro. Não que ninguém vá perguntar se você está grávida na hora de vender a passagem, mas você poderá ser questionada bem no portão de embarque e ter que passar por um sufoco de última hora. 

Por isso cheque antes a política da empresa em que pretende voar e, se for preciso, peça um atestado para seu médico. Saiba, porém, que em alguns casos, no finalzinho da gravidez, a partir de 36 semanas, o voo só é mesmo permitido com a presença do próprio médico junto com a passageira no avião. 

Não se esqueça de levar em conta com quantas semanas estará na hora de voltar para casa. Além disso, gestantes não devem voar em aviões pequenos demais, que não tenham cabines pressurizadas. 

As restrições das empresas não devem ser os únicos fatores a se pensar. Lembre-se de que, em condições normais, não demora muito para qualquer pessoa se sentir extremamente desconfortável no assento de um avião. Agora imagine como vai ser com você de barrigão e tendo que levantar a toda hora para fazer xixi. 

Seja também realista quanto à possibilidade de uma emergência médica longe de casa. Será que vale arriscar ter contrações antecipadas bem no meio de um safári na savana africana ou no coração da selva amazônica? Sempre que viável, tente evitar viagens a locais em que os serviços de urgência não sejam próximos. 

Viagens de avião durante a gravidez aumentam ligeiramente o risco de trombose e de se desenvolver varizes. Converse com seu médico sobre o uso de meias elásticas com algum nível de compressão para ajudar na circulação e aliviar o inchaço das veias durante o voo. Em casos de jornadas muito longas, pode ser dado um remédio para a circulação em determinadas circunstâncias. 

O que você pode fazer por conta própria é tomar bastante água ao longo de todo o voo, levantar-se para caminhar um pouco pela cabine a cada uma hora e meia e trocar a posição das pernas com frequência. 

Talvez você até tenha ouvido falar que a exposição à radiação natural durante viagens de avião possa elevar o risco de aborto espontâneo ou de o bebê nascer com anomalias. A realidade, segundo os médicos, é que pessoas que viajam a negócios com frequência têm, sim, um pequeno risco a mais de ter um dos dois problemas, mas esse risco é irrisório para mulheres que voam umas poucas vezes ao ano. 

No caso de tripulantes de avião, de acordo com as próprias normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), comissárias de bordo não podem trabalhar em voos durante toda a gravidez e devem ser transferidas para funções administrativas, em terra, até o fim da gestação. 

http://brasil.babycenter.com/x2400214/gr%C3%A1vida-pode-viajar-de-avi%C3%A3o-sem-restri%C3%A7%C3%B5es?scid=br_pt_mbtw_pregnancy_preg30#ixzz2zdRRiGSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário