terça-feira, 6 de maio de 2014

Minha velha e eterna briga: homeopatia X alopatia

Eu já estava quase boa da minha gripe na quarta, mas esqueci da recomendação CAMA, fui no casamento da minha prima e na quinta acordei péssima! A sinusite tinha tomado conta de mim... Aquela dor característica na face e o nariz pior que uma cachoeira, pensei em me auto-medicar (com autorização da obstetra, é claro), mas ela não gostou da ideia. Me disse que eu precisava procurar um médico, mesmo que fosse o homeopata, mas quinta-feira, feriado, só me restaria algum residente de plantão! Me contentei com as receitas caseiras do meu fabuloso o poder dos sucos.
suco de abacaxi, gengibre e rabanete
O maior problema de uma gripe ou sinusite, principalmente para grávidas, crianças e idosos é que ela se transforme em um pneumonia. No meu caso seria pior ainda pois antibiótico é péssimo, para não dizer proibido para gestante.

Passei o feriado de molho em casa a base de canja, frutas, sucos e chás, pois uma boa alimentação faz toda a diferença!

Segunda acordei melhor, mas ainda tinha secreção presa entre a garganta e o pulmão. Eu estava muito preocupada que minha falta de ar estivesse prejudicando o bebê e marquei três consultas para o mesmo dia (ultrassom, otorrino e homeopata).

Chegando no ultrassom, um atraso de mais de duas horas... Eu estava com os nervos a mil, e se o bebê estivesse com falta de ar também? e se algo estivesse acontecendo algo de errado com ele? Tudo passou pela minha cabeça, mas, graças a Deus, estava tudo perfeito: a oxigenação cerebral e do cordão em perfeito estado. O médico me tranquilizou dizendo que mesmo que eu estivesse com princípio de pneumonia o bebê estava preservado e muito bem!

Segunda consulta, otorrino! Identificou sinusite e o pulmão já começando a chiar, apesar de não ter encontrado nada na minha garganta (VIVA O ABACAXI!!!) o que para ele foi uma surpresa. Colocou um produto no meu nariz para ver o caminho da secreção, pois teoricamente eu deveria estar com inflamação de garganta, mas nada!!! Me receitou vários remédio e entre eles antibiótico e corticoide. Eu nem questionei nada, mas saí da consulta um pouco confusa, atordoada! E agora? Seria irresponsabilidade não tomar o antibiótico? ou seria irresponsabilidade tomar? Eu não tinha ido ao plantão exatamente por essa razão, fugir de remédios. Preferi passar os dias de cama em um tratamento mais natural, menos agressivo, apesar de mais sacrificante. Achei que não era o momento de resolver sozinha e quis dividir a decisão com o meu marido. Em 05 anos juntos ele nunca tinha me visto colocar um antibiótico na boca, mas também nunca tinha me visto assim, tão abatida... Ele achou melhor jogarmos a bola para a obstetra, que me falou não estar confortável com o uso do antibiótico nem do corticoide, mas também não quis opinar sobre a homeopatia.

Terceira consulta, homeopata! Me examinou, falou que a gripe já tinha passado, que a garganta estava ótima e que a sinusite, se eu tomasse todos os cuidados que já estava tomando, tomasse um remedinho de 02 em 02 horas e fizesse duas higienes nasais diárias com a Lota*, na quarta eu já estaria ótima, sem prejudicar o bebê!!! Me explicou que a lota seria muito importante para matar as bactérias que normalmente são combatidas com antibiótico e que ficam alojadas no canal nasal provocando a sinusite. Que alívio!!!

Hoje já me sinto muuuito melhor e melhor ainda por não ter recorrido ao antibiótico! Meu marido tinha me achado um pouco exagerada quando comprei 09 abacaxis, não sei quantos quilos de laranja, maça, cenoura, frango caipira, salsão, limão, cebola... e me vendo gastar uma consulta com o homeopata depois de sair do otorrino, estava me dando razão, pois vendo o resultado hoje tomando apenas remédios naturais ficou bem satisfeito e não fez nenhuma objeção quando falei que o Gugu além de um pediatra terá também um homeopata.

Depois que o bebê nascer estou pensando em trocar o meu tratamento convencional para a Asma para um mais natural, principalmente por que meu médico é muito realista e quando eu quis tirar o remédio para tireoide ele não autorizou.

Bom, acho que nada melhor que o equilíbrio e o melhor dos dois mundos.

* Mais informações sobre a lota em www.lota.com.br








5 comentários:

  1. Amiga que susto essa gripe e sinusite heim? Graças a Deus você se recuperou em sua santa teimosia sem tomar remedios....rsrsrs bjs e que Nossa Senhora te acompanhe e te dê um bom parto.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Também acredito muito no poder na homeopatia e procuro tomar diariamente um suco que deixa a mil, feito com maçã orgânica ou abacaxi, couve ou valeriana, hortelã, salsão, limão, pepino orgânico com casca e água mineral!
    Espero que você fique 100%!
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada!!! Vou fazer sim, suas receitas sempre fazem sucesso aqui em casa!
      Beijos

      Excluir