sábado, 24 de maio de 2014

Relendo Françoise Dolto

Quando eu li "Crianças francesas não fazem manha" fiquei louca para ler algum dos livros de Françoise Dolto, pediatra e psicanalista francesa, pois suas obras são bastante citadas no livro. Eu ainda nem estava grávida e comecei a ler o livro "As etapas decisivas da infância", mas empaquei na página 155/277. Alguns assuntos eram muito distantes e confusos e outros bastante lógicos e interessantes. Consegui ter a clareza do porquê de várias situações cotidianas em minha vida e até mesmo nas escolhas de amigos e parentes...

Agora, a quase um mês da chegada do Gu, as leituras são mais claras, mais lógicas e menos pesadas. Claro que toda releitura é sempre mais fácil, mas acho que o fato de me sentir a cada dia mais mãe também ajuda! Tanto que semana passada reli "A encantadora de bebês" e vários assuntos me pareceram vistos pela primeira vez.

Voltando a Françoise Dolto, achei melhor compartilhar algumas partes do livro, pois colocando no blog fica mais fácil, até mesmo para mim, reler alguns pontos importante.

A autonomia: "Deixemos a criança tão livre quanto possível, sem lhe impor regras indispensáveis à sua segurança e ela perceberá com a experiência, quando tentar transgredi-las, que elas são indispensáveis e que não se faz nada "para amolá-las"." A Criança precisa ser livre para se movimentar, trocar experiências e ser segura e autônoma o mais cedo possível.

O nudismo: "É totalmente errado acreditar que faz bem às crianças passear inteiramente nu na frente delas. deveríamos sempre considerar nossos filhos como hospedes especiais."

A Criança no quarto dos pais: "É mais sensato, quando é possível materialmente, fazer, já no nascimento, a criança dormir fora do quarto conjugal, e manter-se firme."

Aprender a "ser asseado" (na calça e na cama): "De modo geral, as meninas aprendem mais cedo que os meninos a não molhar as calças." É muito importante os pais diferenciarem para os bebês, desde cedo, quando estão limpando o xixi ou o cocô e que eles saem de lugares diferente, vou falar pipiu e bumbum!

A ansiedade escolar: "Quando a criança está "indo mal na escola", esse é um sintoma que se deve levar em consideração e apreciar conforme muitos critérios, mas não censurar a criança por esse fato. Isso indica que alguma outra coisa não vai bem."

O Pudor: "Não há nada mais desagradável para os ímpetos de uma criança do que dizer à sua frente, a seu respeito: "Ele olhou para a pequena fulana. Ela lhe agrada!" Nada mais desmoralizador para uma criança, e mais ainda para um adolescente, do que salientar suas emoções de desejo."

Atividades femininas e atividades masculinas: Você nunca deve repreender uma criança dizendo que aquilo é de homem ou de mulher, é natural que ela copie tanto o pai quanto a mãe para se valorizar.

Da mesma maneira que gosto de livros de história, romances e de culinária, também tenho gostado de livros sobre questões infantis. Nunca uso nada como verdade absoluta, e sim como uma bussola que poderá me ajudar a encontrar um melhor direcionamento para minhas necessidades e intuições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário